segunda-feira, 26 de abril de 2010

A noite hoje é a maior!


Na sexta-feira passada, São Jorge levou, em seu cavalo, nosso querido Biu Roque.

Amigo querido, mestre de tantas brincadeiras, músico desde os 8 anos, cantor dos mais intensos, afinados e fabulosos que tive o prazer de ouvir, trabalhador da cana, pai de muitos, avô de muitos tantos, bisavô de muitos mais e que se orgulhava muito de ser o "causador" de toda àquela gente...

Nos conhecemos há 15 anos, eu com 16, ele com 61...

Quando recebi a notícia, de modo um tanto desajeitado, estava me preparando para começarum show no APR Club (do Festival Abril Pro Rock). Tudo caminhava para uma noite memorável, pela primeira vez (não sei porque não houve antes) tocaríamos na mesma noite que Siba e a Floresta, estávamos muito animados por dividir o palco com nossos amigos de tantos anos e parceiros com tantas afinidades musicais...

Biu Roque já estava doente, há cerca de 10 dias, o show já seria dedicado a ele (assim como dediquei o de São Paulo e o de BH), mas seria dedicado à sua melhora e não a sua memória... Subir no palco e fazer uma festa depois de uma notícia como essa não é fácil, não foi fácil... Mas lembramos (eu e Caçapa) muito de duas ocasiões em que estávamos com Biu Roque, quando recebemos notícias como essa.

A primeira foi numa sambada que fomos em Chã de Camará (Aliança), no ensaio do Maracatu Estrela de Ouro. No caminho, vimos um corpo estendido na estrada, em meio à cana. Quando chegamos no terreiro da Chã, soubemos que era de um caboclo do Estrela que foi assaltado indo pra sambada... Tristeza imensa em todos. Claro que o samba ia acabar! Claro que não! Decidiu-se fazer a sambada em homenagem ao amigo morto. Foi uma das sambadas mais fortes e emocionantes que já participei! Depois dessa noite, Caçapa compôs "Chã de Camará", gravada no CD do Chão e Chinelo (http://soundcloud.com/cacapa/cha-de-camara-chao-e-chinelo).

A segunda, foi quando Chico (Sciense) morreu. Estávamos em Olinda, brincando no Boizinho (Boi da Gurita Seca) e chegou a notícia do acidente de carro. Choque pra todos! Claro que o samba ia acabar! Claro que não! Tocamos pra Chico, emocionados e com fé, que ele iria ouvir.

O show de sexta-feira foi assim! Tenho certeza de que Biu Roque nos ouviu e que a música que ele também fez parte, o ajudou a chegar no céu com festa! Estou certa de que muitos amigos sambadores como Mestre Batista, Deodato e tantos outros que já se foram, estavam lá para recebê-lo. Além, claro, de D. Maria.

Muito se falou nele esses dias, muitos lamentaram, muitos foram ao cemitério de Condado se despedir, eu inclusive. Sairam notas no jornal (mesmo com foto errada!), mas ainda sem dar metade da importancia que ele teve para a música de Pernambuco, do Brasil.

Muita gente tem nos perguntado sobre o CD de Biu Roque. Se estava pronto, se vai sair...


Sobre o disco, ele tá pronto (gravado, mixado e masterizado) há quase um ano... produzido por Caçapa (que também arranjou praticamente todas as músicas) e Missionário José e co-produzido por mim. Com os músicos do interior (o pessoal da Fuloresta e duas filhas de Biu Roque - Lurdinha e Maíca) participações nossas e também de: Siba, Hélder Vasconcelos, Juliano Holanda, Cláudio Rabeca, Lula Marcondes, Renata Rosa e Iara Rennó.

O disco está pronto! Biu Roque participou ativamente de todo o processo de produção do disco. Escolheu o repertório, opinou, decidiu os convidados, acompanhou quase todos os dias de gravação, ficou, várias vezes, cerca de 12 horas no estúdio e terminava o dia mais animado do que todos nós. Ouviu o disco finalizado e aprovou o resultado!

Recebemos a capa final na sexta-feira passada. Ia imprimir hoje e levar no hospital pra ele ver... não deu tempo... verá de outra maneira...

Lamentamos imensamente que ele não tenha tido tempo de aproveitar a repercussão do seu disco, tão esperado e feito com tanto amor. Lamentamos que ele tenha ido... Lamento não poder mais conversar com ele... Lamentamos a ausência...

Mesmo lamentando tantas coisas e sentindo a ausência do amigo querido, durante o enterro e esses dias seguintes, o meu sentimento de gratidão é realmente bem maior do que a dor da perda. Agradeço muito à vida, por ter conhecido e convivido com ele. Por ter tido o privilégio de fazer o seu disco, que não deveria ter sido o único solo... temos material para mais um ep, pelo menos, que já estava nos planos, assim como uma exposição, que também vinha sendo acalentada para o lançamento do CD...


Bem, esse texto não é para reclamar de nada, nem para lamentações eternas... é para lembrar e espantar a saudade...


Agora, nos resta seguir em frente, terminar a produção do CD e manter viva a lembrança do músico fabuloso, da pessoa querida e carismática e de todas as lições que ele deixou!

Agradeça à Deus cada tempo e cada amigo que você tem!

"Ter uma brincadeira, é ter uma alegria na vida"





Beijo grande, meu amigo!

6 comentários:

  1. Feliz renascimento, Alê. Para todos nós!
    bjs
    Aline Feitosa

    ResponderExcluir
  2. Os shows do APR Club na última sexta foram muito marcantes. Lindos! Com certeza, o mestre Biu Roque se orgulhou de seus companheiros-amigos-pupilos. E assim será a cada próxima sambada/show. Ele ficará contente lá de cima, animando todo o céu.

    ResponderExcluir
  3. Querida Alê. Biu Roque tinha algo que o marcava demais, além de todas suas qualidades musicais, das sonoridades pelas quais ele buscava as proprias lembranças (sempre antes de um causo vinha um lalááa...), era a simplicidade e a coerência com a própria história, para com a qual nunca se furtou, nunca se desviou e manteve sua dignidade. Por isso minha emoção ao relatar o encontro dele com Vó Naíde, por isso para sempre contarei a história dele declarar que me amava.Isso é para sempre minha querida amiga!

    Quero te agradecer por suas palavras escritas acima e dizer que me sinto pertencente a elas. Estava em algumas destas situações relatadas e as revivi. Inclusive a da morte de Chico, quando O ALinhado e a Gurita sambavam em Dona Dá e eu lembro das palavras de Siba:"Continua Duda, que não podemos chorar por um morto que nem sabemos ainda, e se for verdade, que passemos a cantar em honra dele" ... Não foram essasa as palavras exatas mas é o que eu consigo me lembrar agora... Então, me fez ainda lembrar que tenho parte na produção de um CD para uma produtora francesa ( para qual já enviei uma mensagem) e que vou lutar para resgatar o material. Gravamos as toadas de Cavalo Marinho na casa dele e foi lançado pela coleção MUSIQUE DU MUNDE. Collection Dominique Buscail. Buda musique... Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Alessandra, muita emoção e sentimento na postagem.
    Sobre as fotos, sou suspeito para falar.
    Vamos aguardar o lançamento do CD. A vida continua...
    Um abraço.
    Geraldo Barbosa

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelos comentários! agradeço imensamente!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Já vai fazer quase 5 anos. O que estao esperando pra lançar o cd? tomara que nao lance tão tarde qto foi a capa..

    ResponderExcluir

Se balançou? Então deixe sua mensagem!