Mas, o que esperar de um texto sobre fé de uma pessoa que foi educada em escolas católicas, frequenta centros e tem uma família kardecista, adora ouvir uns tamborzinhos chamando os Orixás, se emociona ao ouvir conselhos de encantados, caboclos, mestres e pretos velhos? Bem, na verdade, nem mesmo eu sei o que "esperar" desse texto... "Ai o meu novêlo de lã!!!"
Eu que não gosto de radicalismos, continuo sem aceitar muito as religiões extremistas, nem as guerras "santas", a manipulação da fé alheia e essas coisas que a humanidade faz desde que o mundo é mundo. O problema é que sempre que falamos em fé, ainda costumamos pensar em instituição religiosa e nos seus dogmas. Porém, cada vez mais acredito que a fé independe, de certa maneira, de tudo isso. Fé, significa o exercício da crença e isso pode ser posto em prática até por quem não acredita em Deus, Espíritos, Orixás, Buda, Santos...
Achei no Wilipedia:
"Fé (do [[grego] fides, fidelidade[1] e do grego pistia) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9 )"
Continuarei me dedicando à descobrir as verdades que fazem sentido pra mim, continuarei me trabalhando discernir onde e quando depositar minha confiança absoluta, pois a minha fé foi se formando assim, em meio a tantas referências religiosas e a crenças distintas, mas que pregam sempre a mesmo coisa: amor, respeito, caridade. E se tenho fé absoluta em alguma coisa, é que isso é o que deveria nos nortear.
olha no meu blog o que tava reservado pra mim no dia de São Pedro.
ResponderExcluirhttp://batucadas.blogspot.com
:*
é, acredito que devemos ter fé em nos mesmos, fé no ato simples de ser uma pessoa boa e com a certeza de cumprir mais uma etapa nessa caminhada... fora isso ainda me apoio na fé que tenho na guia que carrego no pescoço, nos santos de barro e em um pai que me guia pela terra.
ResponderExcluirPreciso de seu email...
ResponderExcluir