terça-feira, 29 de junho de 2010


Há alguns dias que venho pensando em escrever sobre fé, mas hoje, dia de São Pedro deve ser um bom dia pra falar sobre isso. Afinal, não foi ele que negou Cristo por três vezes?

Mas, o que esperar de um texto sobre fé de uma pessoa que foi educada em escolas católicas, frequenta centros e tem uma família kardecista, adora ouvir uns tamborzinhos chamando os Orixás, se emociona ao ouvir conselhos de encantados, caboclos, mestres e pretos velhos? Bem, na verdade, nem mesmo eu sei o que "esperar" desse texto... "Ai o meu novêlo de lã!!!"

Eu que não gosto de radicalismos, continuo sem aceitar muito as religiões extremistas, nem as guerras "santas", a manipulação da fé alheia e essas coisas que a humanidade faz desde que o mundo é mundo. O problema é que sempre que falamos em fé, ainda costumamos pensar em instituição religiosa e nos seus dogmas. Porém, cada vez mais acredito que a fé independe, de certa maneira, de tudo isso. Fé, significa o exercício da crença e isso pode ser posto em prática até por quem não acredita em Deus, Espíritos, Orixás, Buda, Santos...

Achei no Wilipedia:
"Fé (do [[grego] fides, fidelidade[1] e do grego pistia) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
A se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha . A diferença entre eles é que ter é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9 )"

Continuarei me dedicando à descobrir as verdades que fazem sentido pra mim, continuarei me trabalhando discernir onde e quando depositar minha confiança absoluta, pois a minha fé foi se formando assim, em meio a tantas referências religiosas e a crenças distintas, mas que pregam sempre a mesmo coisa: amor, respeito, caridade. E se tenho fé absoluta em alguma coisa, é que isso é o que deveria nos nortear.

3 comentários:

  1. olha no meu blog o que tava reservado pra mim no dia de São Pedro.

    http://batucadas.blogspot.com

    :*

    ResponderExcluir
  2. é, acredito que devemos ter fé em nos mesmos, fé no ato simples de ser uma pessoa boa e com a certeza de cumprir mais uma etapa nessa caminhada... fora isso ainda me apoio na fé que tenho na guia que carrego no pescoço, nos santos de barro e em um pai que me guia pela terra.

    ResponderExcluir

Se balançou? Então deixe sua mensagem!